Proposta de valor no voluntariado

Uberlândia Refrescos promove mais uma edição do programa Urlação Voluntária, na qual incentivo o voluntariado e traz benefícios para sociedade


Proposta de valor no voluntariado 1

Na próxima terça-feira, 26 de março, uma equipe de colaboradores da Uberlândia Refrescos participará de mais uma edição do Urlação Voluntária, no Lar São Vicente de Paulo, em Uberlândia – MG, das 14h às 16h. Na ocasião, os voluntários irão dispor de tempo e uma boa conversa com os idosos que estão na instituição.

Segundo a gerente de Talentos Humanos da Uberlândia Refrescos, Wanderléia Silva, a ação é pura e simplesmente de amor ao próximo. “A proposta do Urlação é demonstrar por meio do voluntariado o valor que a atitude traz para os envolvidos neste processo, seja benefício para a saúde do corpo ou da mente, até a contribuição para a família, pessoas que indiretamente são atingidas e contagiadas”, relata.

Dado que suporta o depoimento da gerente é o fato do voluntariado crescer no Brasil. A pesquisa Outras Formas de Trabalho de 2017, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade. O aumento foi de 12,9% em comparação a 2016. Os dados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua).

Além disso, traz benefícios para a saúde. Em 2013, estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido revelou que voluntários possuem mais tempo de vida, com uma mortalidade 20% menor se comparado aos não voluntários. Eles também têm menos índices de depressão, maior satisfação com a vida e bem-estar.

“Contribuir com a comunidade sem ter interesse e beneficiar a quem se dispõe a participar no programa é uma proposta de valor dentro do Urlação”, diz Wanderléia.

O que é Urlação Voluntária

O Urlação Voluntária é um programa de Responsabilidade Social em que os colaboradores da Uberlândia Refrescos são convidados a participarem de um dia de atividades voluntárias, voltadas para organizações não governamentais, instituições sem fins lucrativos ou escolas públicas.

A indicação do local a ser beneficiado é feita, preferencialmente, pelos próprios colaboradores, a partir de um convite do setor de Responsabilidade Social da Uberlândia Refrescos. A instituição selecionada é visitada pelos voluntários, que promovem ações que podem reunir um grande número de pessoas ou grupos menores.

O evento acontece desde setembro de 2003 e começou a ser realizado em paralelo ao “Dia V de Voluntariado”, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Depois das primeiras edições, a Uberlândia Refrescos

adotou a prática em seu calendário e passou a promover o Urlação Voluntária em todas as suas unidades de negócios.

De dados compilados, foram atendidas de forma direta, de 2013 a 2018, 24.087 pessoas e de forma indireta 72.231 indivíduos (considerando uma família de 3 integrantes).

Serviço

Urlação Voluntária

Data: 26.03 (terça-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Lar São Vicente de Paulo (R. Cel. Severiano, 131 – Tabajaras)


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens