Rede de franquias de produtos saudáveis cresce 740% durante a crise

Faturamento do DNA Empório saltou de R$ 2,5 mi em 2015 para R$ 19 milhões em 2018


A rede de franquias DNA Empório, de produtos saudáveis, não tem do que reclamar da crise. Em três anos viu seu faturamento saltar de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 19 milhões em 2018,  que representa crescimento de 740% em três anos.

Recentemente, a rede de Florianópolis (SC) abriu a 20ª loja no Rio de Janeiro e final do verão abre mais uma loja em Fortaleza, um dos mais fortes mercados de alimentação natural do Brasil.  

A forte tendência do mercado de alimentação saudável, com o aumento do consumo deste tipo de produtos por toda a população, atraiu os olhares dos investidores. "Buscam nas franquias uma opção de investimento de menor risco para entrada neste mercado", salienta o diretor de franquias da rede Renato Muniz, que reitera: o crescimento expressivo é planejado e com alicerce.

A meta é continuar crescendo, mas com os pés no chão e de olho na economia.  Para 2019, a meta é abrir mais oito unidades no Brasil e iniciar a expansão internacional, com foco inicial na Europa, onde o escritório internacional já está sendo montado em Portugal. 

Segundo o estudo Alimentação Saudável, realizado pela Mintel, fornecedora global de pesquisa de mercado, 76% dos brasileiros afirmam que buscam ter uma alimentação saudável. Um dos principais relatórios sobre tendências de consumo no mundo, o "Top 10 Consumer Trends", da Euromonitor, afirma que 79% das pessoas substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis.

Ainda segundo a Euromonitor, o Brasil é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. Mercado este, que movimenta sozinho cerca de US$ 30 bilhões ao ano e tem expectativa de crescimento de aproximadamente 20% até 2020. 

É uma tendência que veio para ficar. Um levantamento realizado pelo Datafolha em 2016, apontou que 56% dos estabelecimentos brasileiros com foco em alimentação, notaram que seus clientes estavam mais interessados no consumo de alimentos saudáveis.

Para abrir uma nova unidade da rede requer um investimento total de cerca de R$ 300  mil, para um faturamento médio de R$110 mil.  "Mas temos operações que apresentaram faturamento médio de R$200 mil em 2018", completa Neto Morozinni, também diretor da rede. Com isso, a marca aponta que o tempo aproximado de retorno de investimento é de 24 meses.

 O DNA Empório foca na comercialização de produtos embalados e à granel e atualmente está presente em  cinco estados,  sendo sete no Rio de Janeiro, o maior mercado de comida saudável do Brasil.


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens