Sebrae/PR promove conexão entre agentes de inovação na região oeste do Paraná

O evento Link SRI reuniu mais de 140 participantes de 19 cidades da região


Sebrae/PR promove conexão entre agentes de inovação na região oeste do Paraná 1

Com o objetivo de reunir os agentes que promovem a inovação na região oeste do Paraná, o Sebrae/PR reuniu nesta quarta-feira (10), pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), com apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, mais de 140 representantes de entidades públicas e privadas, instituições de ensino, startups, incubadoras e aceleradoras, instituições de fomento ao crédito, empresas e cooperativas. A programação do Link SRI contou com palestras, discussões, dinâmicas de grupo e networking.

“Enquanto organizadores, queremos promover a interação e conectividade entre os principais atores do ecossistema. O evento foi pensado para que pudessem se conhecer, trocar ideias sobre os projetos desenvolvidos e, a partir disso, planejar futuras ações que poderão ser realizadas em cooperação, fortalecendo o sistema”, explica o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.

Allan Costa, presidente da Celepar, palestrante e consultor em inovação, abriu o evento com a palestra “a face oculta da inovação”. Segundo ele, para ser inovador não há grandes mistérios – inovação depende de uma palavra chave bastante simples e pouco explorada pelos brasileiros: pessoas e propósitos.

“Os melhores ecossistemas do mundo como de Israel e Vale do Silício só o são por conta da mentalidade empreendedora e inovadora. E isso está, diretamente, ligado as pessoas. Comparando o Paraná que tínhamos há cinco anos, o que não é muito tempo, percebemos que houve mudanças significativas. Mas, ainda temos um obstáculo que é a falta de integração – os ecossistemas das mais variadas regiões do estado ainda têm dificuldades em realizar ações em conjunto”, ponderou Costa.

Com ações como a do SRI Oeste, Allan entende que a região tem muito a ganhar e, segundo ele, o grande desafio do ecossistema local é promover a diversificação como fonte de geração de riqueza num solo que, por natureza, é fértil. “Não é preciso que a região mude a sua vocação, mas é preciso que os agentes olhem com um olhar de quem está dentro dessa área de atuação para entender as principais necessidades e, então, buscar inovações que possam colocar a região sempre à frente”, finaliza.

Outro palestrante foi Thales Akimoto. Ele é um dos desenvolvedores da startup PackID, que promove soluções de monitoramento inteligente da temperatura de alimentos. “Eu e alguns colegas começamos o projeto dentro do ensino superior, na UnoChapecó, quando ainda não existiam tantas iniciativas para promover a integração entre ensino, investidores, incubadoras e outros atores da inovação. Hoje, poder compartilhar a minha trajetória com pessoas que já vivem uma realidade diferente neste sentido é muito proveitoso, pois é com a união de pessoas que se faz possível a criação e sustentabilidade de projetos inovadores”, pontua.

Aitana Zucco, de Cascavel, participou do evento. Ela é uma das desenvolvedoras da startup Rulez e acredita que o ponto mais importante do Link SRI foi a conexão entre os agentes. “Foi uma oportunidade muito boa por estarmos todos unidos com o mesmo propósito. Pudemos falar com instituições de ensino, entidades governamentais, cooperativas e empresários sem distinções, pois todos estavam ali com o mesmo propósito. É um contato imprescindível, pois me deu a chance de enxergar novas possibilidades, principalmente, no quesito de conexão com outros atores deste segmento”, destaca.

O Link SRI foi promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento e apoio do PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Itaipu Binacional. Estiveram reunidos representantes de 19 cidades da região oeste do Paraná, 83 instituições e empresas e 26 cases foram apresentados pelos participantes, aumentando a conectividade e promovendo a cooperação entre os players da inovação local.

Crédito da foto: Hugo Ribeiro


Camila Agner

Assessora de Comunicação no Hospital Uopeccan
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens