Seminário discute Despacho Aduaneiro Expresso – Linha Azul


Seminário discute Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul 1

Seminário discute Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul 3

Evento gratuito realizado em SP, dia 22 de agosto, é promovido pela Câmara Brasil-Alemanha em parceria com a UHY Moreira – Auditores

 Instituído em 1999 e com formato consolidado em 2005, o Despacho Aduaneiro Expresso – Linha Azul tornou-se uma espécie de selo de qualidade das empresas tributadas pelo lucro real e que operam com regularidade no comércio exterior.

As pessoas jurídicas que aderiram a ele passaram a demonstrar à Receita Federal do Brasil (RFB) requisitos e procedimentos que asseguram a qualidade de seus controles internos, garantindo o cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras e permitindo o seu monitoramento permanente pela fiscalização alfandegária. Em contrapartida, foram beneficiadas pela agilização da RFB em relação aos trâmites das operações de comércio exterior, realizadas em qualquer parte do território nacional. A liberação das cargas submetidas ao despacho aduaneiro de importação, exportação ou trânsito recebe tratamento preferencial.

Para aprofundar este tema, o seminário Desmistificando a Linha Azul – Pensando de Forma Eficiente a sua Cadeia Logística, será realizado em 22 de agosto, na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Na programação, palestras visam esclarecer melhor o benefício, inclusive com a explanação de assessores fiscais da RFB e apresentação de cases.

Um dos assuntos abordados pelo seminário é a necessidade de as empresas passarem por auditorias internas regulares, que validam a qualidade de sua gestão em relação às atividades de comércio exterior. Somente com esse procedimento as pessoas jurídicas são habilitadas a se beneficiar. Além dos controles internos, a auditoria avalia a eficiência dos controles informatizados de gestão dos estoques de mercadorias nacionais, de procedência estrangeira e às destinadas à exportação, integrados à contabilidade.

Beneficiada, a empresa reduz custos logísticos alfandegários e se torna mais competitiva a partir da previsibilidade no recebimento de mercadorias. Para inscrição, as empresas interessadas em participar devem cumprir os seguintes requisitos: apresentar um patrimônio líquido igual ou superior a 20 milhões de reais; ou ter realizado no exercício fiscal anterior (no último ano), no mínimo, 100 operações de Comércio Exterior com volume igual ou superior a 10 milhões de dólares.

 

Programação

13h30 – Credenciamento
14h00 – Abertura
14h15 – Receita Federal do Brasil – AFRFB Luiz Fernando Celani e AFRFB Jorge Alberto Teixeira
14h40 – Case STIHL – Cleomar Prunzel
15h05 – Gestão Informatizada de Comércio Exterior – Lisandro Vieira
15h25 – Palestra UHY Moreira – Luiz Roberto de Oliveira
15h50 – Case Honda – Roberto Carlos da Silva
16h15 – Mesa Redonda
17h30 – Encerramento

 

Serviço

Seminário Desmistificando a Linha Azul – Pensando de forma eficiente a sua cadeia logística
22 de agosto de 2011, segunda-feira, das 13h às 17h30
Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
Av. Verbo Divino, nº 1.488
Inscrições (gratuitas) podem ser feitas pelo telefone (51) 3222-5766 (com Shantala Caloni ou Mariana Medeiros), pelo e-mail cursos@ahkpoa.com.br

Sobre a UHY Moreira – Auditores

Fundada no Rio Grande do Sul em 1965, a Moreira & Associados firmou parceria com a UHY International em 2008, com o intuito de expandir seu mercado nacional e internacional. Além do trabalho de auditoria, principal área de atuação da UHY Moreira-Auditores, a empresa presta consultoria financeira, tributária e de gestão, além de ser pioneira no Brasil em avaliações patrimoniais, com aceitação da Caixa Econômica Federal, SUSEP e Banco Central. Cada membro da UHY International, atualmente uma das 15 maiores companhias de auditoria do mundo, é uma empresa independente.

A UHY Moreira abriu recentemente uma filial na Flórida para ajudar empresas brasileiras que buscam internacionalizar seus negócios e empresas estrangeiras que querem se instalar ou fazer negócios no Brasil.

A UHY International possui forte presença nos Estados Unidos, China e Europa, com 4.800 funcionários distribuídos em 242 escritórios em 76 países. No Brasil, a UHY Moreira-Auditores está sediada no Rio Grande do Sul, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. Com mais de 100 técnicos, suas atividades abrangem todo o território nacional, somando mais de 1.000 clientes nos segmentos público e privado.

 

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090.3016
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 5090.3036


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens