Uberlândia Refrescos recebe certificação LEED Platinum

Centro Logístico e Prédio Social da Uberlândia Refrescos, Unidade Alexandre Biagi, recebem a “Certificação LEED” – Classificação PLATINUM


Uberlândia Refrescos recebe certificação LEED Platinum 1

Durante a 9ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, em Curitiba, no Paraná, a Uberlândia Refrescos foi reconhecida com a Certificação LEED Platinum, maior resultado atribuído às construções sustentáveis, pelo United States Green Building Council (USGBC).

Certificação LEED

LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, está mudando a maneira como pensamos sobre como os edifícios e as comunidades são planejados, construídos e operados. Líderes, dos mais de 160 países que utilizam a Certificação, fizeram o LEED ser a principal plataforma utilizada para green buildings ou edifícios verdes, com mais de 170 mil m² certificados diariamente.

Esta certificação pode ser pleiteada para os projetos de construção que visam sustentabilidade. Os Projetos que buscam a certificação LEED são analisados por 7 dimensões: Espaço sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e atmosfera; Materiais e recursos; Qualidade ambiental interna; Inovação e processos; Créditos regionais. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que a medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível de atendimento aos requisitos praticados conforme critérios LEED antes, durante e após a conclusão do projeto, garantem a certificação nos seguintes níveis: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

A Unidade Alexandre Biagi – tecnologia empregada

Construída seguindo todos os requisitos de sustentabilidade, a Unidade Alexandre Biagi é composta por uma usina Fotovoltaica sobre o telhado do centro logístico, gerando toda a energia necessária para operação do centro logístico, Unidade Alexandre Biagi, sendo autossuficiente em energia (Zero Energy).

Toda a iluminação do prédio social e do armazém é por meio de lâmpadas LED com sensores de presença. Possui instalado placas solares para aquecimento da água que são utilizados nos chuveiros existentes no prédio. Foram adotadas medidas para aproveitar a iluminação e ventilação natural em todos os ambientes, visando a redução do consumo energético, os ambientes possuem janelas, venezianas, domus e Lanternin. Já o prédio social também possui telhado verde que consiste em vegetação plantada sobre a cobertura com o objetivo de trazer conforto termoacústico aos colaboradores que trabalham no local.

Confira aqui um vídeo das instalações do local:

https://youtu.be/U4wr-J2IxOw 

No tocante a água, a principal medida para se chegar à autossuficiência é a captação, tratamento dos efluentes seguido de tratamento terciário com a aplicação do reuso in loco. Para isso, a Uberlândia Refrescos conta com uma estação de tratamento de esgoto própria, sendo o tratamento através de reator aeróbio seguido de reuso com sistema de ultrafiltração, sendo esta reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas. Toda essa tecnologia garante o título “Zero Água”, ou seja, autossuficiência deste recurso na Unidade Alexandre Biagi.

Conta ainda com um sistema de captação da água das chuvas, que se dá através de dois reservatórios com capacidade de 200.000 litros, nos quais reservam-se a água captada no telhado da edificação. Esta é reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.

A utilização de metais e louças de reduzida vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes, contribuem para essa racionalização, já que diminuem a demanda de água e o volume de efluentes produzidos pela edificação. Os mictórios existentes não utilizam água para operação, que contribui para a redução de consumo em todo o empreendimento.

No Prédio Social tem instalado uma ETAC – Estação de Tratamento de Água de Cinzas com a função de captar águas cinzas provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos.

Segundo o presidente da Uberlândia Refrescos, Alexandre Biagi, fomentar uma estrutura visando a consciência sobre o uso de recursos e toda a geração futura é o maior incentivo para empregar recursos em uma obra como a unidade. “Estamos muito felizes com a conquista. A Uberlândia Refrescos sempre foi uma empresa que batalha pela sustentabilidade. Essa palavra é de ordem e fazemos de tudo para alcançar. Ser reconhecidos pelo USGBC ressalta esse nosso compromisso”, pontuou.


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens