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Uberlândia Refrescos reforça compromisso com a Água

Campanha interna “Preserve bem, para não ficar sem” da Uberlândia Refrescos reforça compromisso com a Água


Uberlândia Refrescos reforça compromisso com a Água 1

O mês de março na Uberlândia Refrescos é marcado com a campanha do Dia Mundial da Água, visando sensibilizar os colaboradores sobre o uso da água. Em 2019, a campanha “Preserve bem, para não ficar sem” objetiva demonstrar qual o uso que a empresa dá ao recurso pensando sempre em sustentabilidade.

Desde 2006 a empresa mantém com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, uma metodologia de acompanhamento e disseminação, e, por intermédio da equipe multidisciplinar garante que o impacto seja previsto antes de acontecer e se tomem as devidas providências para evitá-lo.

A água é um recurso precioso para a vida, para economias e ecossistemas. É também fundamental para a Uberlândia Refrescos que tem esse recurso como principal ingrediente de seus produtos, além de um dos principais elos com as pessoas, com a natureza e com as comunidades em que atuamos. A Uberlândia Refrescos tem como prioridade o uso eficiente e racional da água que é a sua maior matéria-prima no processo produtivo da indústria. Pensando nesta questão a empresa desenvolve vários projetos de responsabilidade socioambiental e investe constantemente em tecnologias para redução do consumo de água e em práticas de reuso tanto na unidade fabril quanto no seu Centro Logístico/Unidade Alexandre Biagi.

No seu processo produtivo tem a finalidade de realizar a produção de bebidas com o menor consumo de água, e garantir que a mesma retorne limpa para o meio ambiente, estabelecendo medidas de conservação dos recursos hídricos, respeitando os direitos à água da população, da natureza, dos negócios, do governo e de possuidores formais de direitos sobre ela. Através da implementação de projetos visando a redução e o reuso de água, se dá a várias ações realizadas na empresa, tais como: reaproveitamento da água utilizada na desaeração das bombas e também na rinsagem das garrafas PET e latas, recuperação de toda água de limpeza dos filtros de areia e carvão e limpeza das membranas do sistema de ultrafiltração.

Através das práticas sustentáveis adotadas no processo produtivo, que viabilizam a economia dos recursos hídricos, nos últimos 10 anos  (2008 – 2018) houve uma redução de 31,90% no indicador de água, gerando uma economia de aproximadamente 73.826,45 m³.

Além disso, o trabalho realizado junto à comunidade para proteção das bacias como o Programa de Proteção da Fonte de Água, que está diretamente ligado à sustentabilidade da empresa, sendo fundamental manter uma fonte e instalações confiáveis de alta qualidade. Este programa visa, principalmente, criar uma cultura de uso sustentável e de preservação e facilitar o acesso do programa a toda comunidade e região.

Sustentabilidade

Através dessa cultura de melhoria contínua em seus processos, a unidade Alexandre Biagi segue os requisitos de sustentabilidade garantindo o cumprimento da certificação LEED, que tem como finalidade desenvolver critérios mínimos e parâmetros para avaliação e comparação entre edifícios sustentáveis e de alta performance, promovendo edifícios que sejam ambientalmente responsáveis, economicamente atrativos e que oferecem espaços sustentáveis. A certificação leva em consideração os três pilares da sustentabilidade: Econômico, Social e Ambiental.

Tendo como vantagens ambientais:

  • Uso racional e redução da extração dos recursos naturais (água e energia);
  • Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
  • Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
  • Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

A empresa desenvolve estas ações, de forma a demonstrar também para a comunidade a importância das fontes hídricas, de ser um cidadão consciente e atuante na questão ambiental, avaliando práticas e políticas sustentáveis e pensando nas gerações atuais e futuras.

As práticas viabilizam a diminuição da captação de água do lençol freático e também do município, minimizando o uso de recursos naturais. Ressalta-se ainda que, a organização possui como principais indicadores ambientais:

  • Indicador de água (quantidade de água utilizada para produzir um litro de bebida);
  • Indicador de energia (consumo de KWh para produzir um litro de bebida);
  • Indicador de resíduos (quantidade de gramas de resíduo produzida por litro de bebida);
  • Índice de geração de efluentes;

Unidade Alexandre Biagi

O centro logístico da Uberlândia Refrescos, composto, atualmente, por um armazém de movimentação e armazenagem e um prédio social, recentemente foram protagonistas da conquista da Certificação LEED Platinum. Em novembro de 2018, a Unidade Alexandre Biagi, como é nomeada, foi reconhecida pela United States Green Building Council (USGBC) com a maior classificação alcançada por construções sustentáveis. Isso significa que toda a obra foi feita com planejamento e tecnologia visando o bem-estar dos colaboradores e a autossuficiência do uso dos recursos naturais.

Zero Água

No tocante a água, a principal medida para se chegar à autossuficiência é a captação, tratamento dos efluentes seguido de tratamento terciário com a aplicação do reuso in loco. Para isso, a Uberlândia Refrescos conta com uma moderna estação de tratamento de efluente própria, sendo o tratamento através de reator aeróbio seguido de reuso com sistema de ultrafiltração, sendo esta reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas. Conta ainda com um sistema de captação da água das chuvas, nos quais reservam-se a água captada no telhado da edificação, esta é reutilizada também nos processos de irrigação, descargas de vasos e limpeza externas. Com investimentos em tecnologias hídricas, foram instalados nos sanitários, metais e louças de uso baixo de vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes que contribuem para essa racionalização, já que diminuem a demanda de água e o volume de efluentes produzidos pela edificação. Os mictórios existentes não utilizam água para operação, que contribui para a redução de consumo em todo o empreendimento. Para isso, tem instalada uma Estação de Tratamento de Águas Cinzas com a função de captar efluentes provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos. Todo este investimento, trouxe grandes ganhos socioambientais, onde com a implementação do projeto conseguiu-se um ganho de 1,3 milhões de litros de água economizados por ano, 63% mais eficiente no prédio social e 798 mil litros de água economizados por ano, 94% de redução no centro logístico, uma redução mais eficiente do que uma instalação convencional. Toda essa tecnologia garante o título “Zero Água”, ou seja, autossuficiência deste recurso na Unidade Alexandre Biagi.

Sobre a Uberlândia Refrescos

A Uberlândia Refrescos é uma franquia da marca Coca-Cola, instituída no ano de 1976 em Uberlândia – MG, com unidades de negócio em Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba. Sua área de atuação abrange as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A empresa atende em torno de 3,2 milhões de consumidores e 25 mil clientes, empregando aproximadamente 1.300 colaboradores diretos e 800 indiretos. É reconhecida no mercado por sua transparência e ética nos negócios. 

O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos, dentre eles, o prêmio Indústria Sustentável pela FIEMG, Prêmio Qualidade Coca-Cola, Prêmio Quality Brasil, Melhores Empresas para Trabalhar, Minas Gerais e Brasil, pelo Great Place To Work; Prêmio Compliance Brasil, Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), esses e outros, além de deter certificações nas ISO’s 9001, 14001, OHSAS 18001, FSSC 22000 e a certificação LEED Platinum, que reconhece construções baseadas em obras sustentáveis. Detém também os selos Solar (Instituto Ideal), Empresa Amiga da Criança (Fundação Abrinq), Empresa Cidadã (CDL Uberlândia) e Empresa Solidária (FIA Patos de Minas).


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